top of page

Semeando o NÃO ao PRECONCEITO

  • Thaís/Stefany
  • 21 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Entrevista com Roberta Cimino – Coordenadora Técnica há 8 anos na Acesa (Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava – Valinhos/SP), faz parte da entidade e também faz trabalhos voluntários para a mesma.

Data: 16/05/2016 via e-mail

Thaís/Stefany: Quando houve a necessidade de uma ajuda e porquê?

Roberta Cimino: Dentro de uma entidade, a necessidade de ajuda, é sempre presente na nossa realidade. O trabalho voluntário, é de grande importância e promove às pessoas o empoderamento da situação e a partir daí a energia para ajudar.

T/S: Sabendo que a Acesa precisa e muito desse tipo de ação, o que o trabalho voluntário contribuiu para sanar os problemas existentes?

RC: Conforme já citei na pergunta anterior, o trabalho voluntário trás para a entidade, pessoas que tomam para si as questões que incomodam a sociedade, que no caso da ACESA é a questão da pessoa com deficiência, e a partir do momento que se envolvem de verdade, contribuem com o que tem de melhor na luta da causa.

T/S: Vivemos em um mundo onde muitas pessoas são individualistas e só pensam em si mesmas. Que mensagem você pode deixar para essas pessoas?

RC: Vivemos em comunidade, não fomos criados para viver sozinhos, nem tão pouco temos condições para isso. Sempre precisaremos uns dos outros, em maior ou menor escala, dependendo da situação, e o “olhar apenas para o próprio umbigo”, não é sem sombra de dúvida a bandeira a ser levantada. Melhor se temos consciência disso, pois com certeza causa menos sofrimento.

T/S: E para finalizar, qual o valor do trabalho voluntário para a Acesa e consequentemente, na sua vida?

RC: O trabalho voluntário é com certeza uma oportunidade de sermos pessoas melhores. O voluntário “ganha e enriquece” muito mais do que quem é ajudado. Ter a oportunidade de fazer algo ao próximo, sem receber qualquer coisa em troca, é uma experiência sem dúvida enriquecedora e transformadora.


 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES

© Copyright Agência Prospect 2016 - Todos os direitos reservados aos respectivos autores.

© Copyright Agência Prospect 2017 - Todos os direitos reservados aos respectivos autores.

bottom of page